8 de jul. de 2011

Primeira sessão de cinema do Brasil faz 115 anos

Há 115 anos a primeira sessão de cinema no Brasil acontecia. Foi em uma sala alugada na Rua do Ouviro, no Rio de Janeiro. O palco para o feito é foi uma sala do Jornal do Commercio, alugada para a exibição do filme.

Em 08 de de julho de 1896, o belga Henri Paillie, apresentou aos cariocas pequenos filmes. Foram 8 no toal, com duração de aproximadamente 1 minuto cada. Os filmes foram adquiridos, provavelmente, da França e já teriam sido exibidios na Europa e mostravam cenas do cotidiano.

De acordo com o pesquisador Hernani Heffner, em entrevista ao Estadão, as primeiras exibições duraram cerca de uma semana e não foram nada baratas: "Paillie cobrava ingresso e não era barato. O cinema era para a elite, não para o povão, uma atividade de luxo. Ele era um personagem obscuro. O que se sabe é o que saiu na imprensa à época", disse ele.

O local exato da primeira exibição ainda é um mistério, mas ao ler o livro "Palácios e Poeiras: 100 anos de Cinemas no Rio de Janeiro", escrito por Alice Gonzaga, podemos descobrir que a sessão aconteceu no número 57 da Rua do Ouvidor, porém depois de 115 anos a numeração da rua mudou, agora não é possível saber em qual sala ocorreu a primeira exibição de cinema no Brasil.

A RioFilme e a Subsecretaria de Patrimônio da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro farão uma homenagem colocando uma placa Rua do Ouvidor.

Hoje a Imovision parabeniza os 115 da primeira exibição de cinema do país e deseja que muitos outros aniversários como esse sejam comemorados.

A seguir, algumas curiosidades sobre o cinema no Brasil:
- A primeira sala de cinema foi criada no ano de 1897, por Paschoal Segreto e se chamava Salão de Novidades Paris.
- O primeiro sucesso dos cinemas, com 800 exibições, foi o filme Os Estranguladores, lançado em 1906. O média metragem tinha seguia os temas que davam maior audiência na época: filmes sobre crimes.
- Já a primeira dublagem ao vivo foi no anos de 1910. Naquela época os filmes eram cantandos, onde os atores dublavam-se ao vivo, por trás da tela que exibia as imagens já gravadas.

A Imovision, com 24 anos de de atuação no Brasil, costuma distribuir uma média 25 filmes por ano e chegou ao país em 1987, distribuindo seu primeiro filme dois anos depois, no ano de 1989. A produção foi Inverno 54 de Denis Amar. Um drama estrelado por Lambert Wilson e Claudia Cardinale.

Nenhum comentário: