17 de out. de 2011

O Garoto da Bicicleta, dos irmãos Dardenne, será exibido hoje na abertura da Mostra de SP

O Garoto da Bicicleta é um excelente exemplo de cinema sócio-realista francês. Um envolvente e bem atuado drama focado no relacionamento entre Cyril (Thomas Doret) um garoto de 11 anos que não se conforma com a rejeição do pai, a cabeleireira Samantha (Cecile De France), e a bicicleta de Cyril, que é na verdade o elo de ligação dessa relação. 
Jeremie Renier, e Thomas Doret são pai e filho em O Garoto da Bicicleta
Dirigido por Jean-Piérre e Luc Dardenne o filme é habilmente filmado e mantém um rítmo leve, natural e emocionante ao mesmo tempo, garantidas pela impecável direção dos irmãos Dardenne, mas sem tirar o crédito do brilhante desempenho de Thomas Doret - com uma atuação completamente madura - e Cecile De France.

O Garoto da Bicicleta conta a história de Cyril e sua incansável busca por sua bicicleta, presente de seu pai, que ele acredita ter sido roubada. Seu pai Guy Catoul (Jeremie Renier, de Potiche) não tem o menor interesse em vê-lo nem ouvir falar dele.
Cecile De France é Samantha, e Thomas Doret é Cyril 
Por ter de lidar com isso, Cyril tem um comportamento difícil - tem acessos de raiva que variam entre o desejo de afeto e a determinação de viver sozinho. Eventualmente conhece Samantha, que também sente falta de um propósito de vida - ela tem um namorado que poucas vezes vemos no filme, tanto quanto seu próprio salão de cabeleireiro, que tornam sua existencia um pouco apática.

Cyril oferece ela algo diferente a ela: Samantha começa vê-lo aos fins de semana e enquanto ele tem um comportamento difícil, a cabeleireira encara como um desafio e o tenta ajudar, criando um forte laço entre os dois, oscilando entre o ódio e o amor, mantendo sempre respeito e carinho um pelo outro genuinamente comovente.

O Garoto da Bicicleta foi vencedor do Grande Prêmio do Juri de Cannes desse ano, e será exibido hoje na abertura da 35ª Mostra Internacional de São Paulo, e dia 24 de outubro às 21h50 no Reserva Cultural, situado na Av. Paulista, 900.

Nenhum comentário: