16 de nov. de 2011

"A Separação", de Asghar Farhadi é o grande vencedor do 8º Amazonas Film Festival

O diretor iraniano Asghar Farhadi vem se consagrando com seus filmes de grande sucesso de público e crítica desde Procurando Elly, que levou para casa o Urso de Prata de Melhor Diretor no Festival de Berlim, melhor diretor e prêmio da audiência no Fajr Internacional Film Festival do Irã, Melhor Filme no Festival de Tribeca, e selecionado por seu país como representante no Oscar, porém não figurou os finalistas concorrentes à estatueta.
Por A Separação, Asghar Farhadi já recebeu os prêmios de melhor diretor, melhor longa-metragem e prêmio da audiência no Fajr Internacional Film Festival do Irã; prêmio do júri ecumênico, do júri Leitor do Berliner Morgenpost; Urso de prata de melhor ator e atriz, e Urso de Ouro no Festival de Berlim deste ano - sendo o primeiro filme da história a levar para casa três Ursos no festival - e foi classificado pelo IMDb como um dos melhores 250 filmes já feitos.

Além desses prêmios conquistados, recentemente A Separação levou o prêmio máximo na Mostra Competitiva Internacional de Longas-Metragem do 8º Amazonas Film Festival como melhor filme e melhor roteiro para Asghar Farhadi.
A Separação ruma ao Oscar 2012, concorrendo como melhor filme estrangeiro. Segundo o blog Spoiler Movies em uma pesquisa feita sobre as especulações do Oscar, o filme de Asghar Farhadi - representando o Irã - tem 100,0% de chance de figurar a lista dos concorrentes à estatueta.

A Separação conta a história da separação de Nader (Peyman Moaadi) e Simin (Leila Hatami), um casal diferente dos que estamos acostumados a imaginar no Irã: Nader um marido compreensivo e não machista, aceita em ceder o divórcio a Simin, que quer deixar o país junto a ele e sua filha porque não quer que a garota cresça no Irã. Porém, seu pai é um idoso que sofre de Alzheimer em estágio avançado, que necessita de seus e por este motivo ele não aceita deixar o país e abandoná-lo. Nader é obrigado a contratar uma diarista - sem o aval de seu marido, e grávida - para tomar conta de seu pai enquanto trabalha. Diante disso uma série de acontecimentos seguidos de problemas caem sob a família.

Nenhum comentário: