15 de dez. de 2011

Dicas de DVD - Incêndios

Um dos grandes destaques do Oscar 2011 chega às lojas do país no próximo mês. Incêndios, de Denis Villeneuve foi candidato ao prêmio de melhor filme estrangeiro na grande cerimônia cinematográfica que ocorreu em 2011. A produção foi vencedora do prêmio de melhor filme estrangeiro pela Associação dos Críticos de Boston no mesmo ano e foi consagrado pela crítica mundial, além da primorosa trilha sonora, que conta com Radiohead e  Grégoire Hetzel.

A história, que percorre um universo paralelo àquele já bem conhecido sobre as relações familiares é o foco de Incêndios, em um clima tocante, entre o drama e a guerra, além de dar uma ideia clara ao espectador sobre o que se passa no Oriente Médio atualmente. O início disto é a morte de Nawal Marwan (Lubna Azabal), mãe de Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim), irmãos gêmeos, que, com o falecimento da mãe, começam a descobrir importantes fatos sobre sua família. Com isto, descobrem que possuem um terceiro irmão e que, na verdade, o pai dos jovens não estava morto, como lhes era contado. Esta jornada, tida como parte dos últimos desejos de sua mãe os levam a uma busca por suas próprias identidades, pelo passado de sua mãe, chegando finalmente à Palestina. Enquanto Simon não aceita as instruções, mostrando-se claramente revoltado, a irmã procura seguir respeitosamente o que foi dito no testamento. Pouco a pouco, eles seguem os passos que os levam à impressionante biografia de sua mãe, em um ambiente marcado pela guerra e pelos conflitos religiosos além das tradições e da honra familiar. 

Em conclusão, Incêndios nos mostra como o ódio e a intolerância religiosa podem arruinar vidas alheias, como podem destruir famílias e indivíduos. É uma clara lição às sociedades contemporâneas, cercadas por conflitos inexplicáveis e, mesmo assim, contundentes em diversas culturas. Incêndios foi recebido com muita emoção, que se concretizou em forma de críticas de diversos jornalistas e do próprio público, mundialmente.

Veja o trailer de Incêndios, de Denis Villeneuve, que estará em breve à venda em DVD, distribuido pela Imovision:

Nenhum comentário: