23 de dez. de 2011

Estreia - Românticos Anônimos

Ilustração da artista plástica Jana Magalhães para Angelique e Jean-René

Chega aos cinemas a estreia mais doce do ano! Românticos Anônimos, do francês Jean-Pierre Améris promete incrementar esta época do ano com muita doçura e simpatia. A doçura, claro, faz uma alusão aos deliciosos chocolates, que enfeitam o filme e a simpatia, nos leva a uma experiência única, de notar os rumos dos relacionamentos amorosos nos dias atuais, com certeza, vendo a timidez do casal protagonista e desejando, torcendo para que os dois tenham um final feliz. Românticos Anônimos é mais do que uma simples comédia romântica - trata-se de um modo bem-humorado de mostrar aos espectadores sobre como, em cada um, existe a vontade de superar todas as barreiras impostas em nosso dia-a-dia, que os impedem de ser completamente felizes, sem receios e sem acanhamento.
A história contada por Jean-Pierre Améris reune Angelique (Isabelle Carré) e Jean-René (Benoît Poelvoorde): ele, dono de uma fábrica de chocolates e, ela, especialista em seu preparo. O que os une também é a timidez e a dificuldade em se relacionar com outras pessoas. O cineasta Jean-Pierre Améris contou, inclusive que, muito do que está nesta produção foi fruto de suas próprias experiências de vida, como o fato de ter participado de um grupo de ajuda para pessoas com problemas de sociabilização. A timidez crônica, vivida pelos protagonistas é uma arma infalível, que garante um humor limpo, sem fronteiras com seu público.
Fica muito claro que Angelique e Jean-René são feitos um para o outro; seriam um casal perfeito, se não fosse pela dificuldade em se comunicarem e expressar seus verdadeiros sentimentos. E nisto, Améris os coloca em um plano muito humano, sem julgamentos por suas condições psicológicas e muito menos teorias que justifiquem este comportamento; de fato, como conhecedor da causa, o diretor dá um ar muito mais realista à esta condição vivida pelo casal, assim como entrelaça-a a uma perspectiva vivida por muitos na vida real. É uma produção que vai arrancar risadas e suspiros, além de dar água na boca.
Veja o trailer de Românticos Anônimos, estreia da semana, com distribuição da Imovision:

Nenhum comentário: