30 de jan. de 2012

Filme sobre Violeta Parra, vencedor em Sundance 2012, será distribuído pela Imovision nos cinemas

O filme sobre a fundadora da música popular chilena e mais importante folclorista do país Violeta Parra será distribuído pela Imovision no Brasil.
Dirigido por Andrés Wood, o filme sobre a compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, Violeta Se Fue a los Cielos (Violeta Foi Aos Céus, em tradução literal) ganhou os principais prêmios do ano incluíndo o Grande Prêmio do Juri na 28ª edição do Festival Sundance de Cinema neste fim de semana.

Violeta Parra, considerada uma das artistas mais emblemáticas do Chile sendo comparada a Édit Piaf para os franceses, e a Bob Dylan para os americanos, foi ignorada por décadas no país devido a ditadura de Pinochet e é autora das canções "Gracias a la Vida" e "Volver a los 17".
O filme de Andrés Wood - diretor de Machuca - foi selecionado para representar o Chile no Oscar 2012 para concorrer como melhor filme estrangeiro, porém - assim como O Porto, de Aki Kaurismaki, representante da Finlândia - não passou pelo comitê de seleção do prêmio.

A atuação de Francisca Gavilán como Violeta Parra é excepcional, assim como o filme de Andrés Wood que não é apenas mais uma cinebiografia de um artista incompreendido com um final trágico, muito pelo contrário: O longa foge de uma narrativa linear e capta pequenos detalhes ao longo de sua vida que fazem parte da essência de Violeta e que nos ajudam a conhecer e compreender um pouco mais sobre a vida desta caricata, complexa e genial artista, ícone da cultura chilena.
Violeta Se Fue a los Cielos estreia em 2012 nos cinemas brasileiros. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Por favor, preciso do contato da assessoria de imaprensa de vocês para solicitação de imagem. Obrigada, rafasabatowitch@hotmail.com